Emoção e bom humor marcam celebração do Crisma 2018 na paróquia

Fé, emoção e muitas risadas marcaram a celebração da Crisma 2018, na Igreja Matriz de São Cristóvão, no último domingo (18). Cerca de 70 pessoas, entre jovens e adultos, receberam a unção do Espírito Santo através do sacramento da confirmação.

Concentração na porta da Matriz. | Foto: Pascom

A Missa foi presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio. Na homilia, ele relembrou o compromisso de servir. “Deus, que nos criou, não vai nos salvar, se nós não deixarmos. Ele se doa e se entrega, cabe a cada um de nós aceitá-lo”, pontuou.

Bem humorado, o bispo também comentou sobre a relação entre o Espírito Santo e a pessoa de Jesus Cristo, evidenciando que o Espírito é parte da Santíssima Trindade e que foi enviado para sustentar o amor do cristão às coisas de Deus e da Igreja.

Bispo ungindo os crismandos. | Foto: Pascom

Antes do ritual da Crisma, Dom Marco arrancou risos dos crismandos ao explicar cada componente do sacramento e falar sobre a tradicional “bofetada”, cujo significado é o de despertar para a nova realidade cristã de que vai além do batismo. “Vou lhes dar uma bofetada, mas vocês não vão poder revidar”, brincou.

Foto: Pascom

Nas redes sociais dos jovens, fotos e textos emocionados evidenciaram a alegria, tanto de crismados quanto de padrinhos, em participar daquele momento tão especial para a caminhada. Uma das mais emocionadas foi a estudante de 15 anos, Rafaela Penha. “Realizar a Crisma foi para mim tão importante quanto receber Jesus na Eucaristia, pela primeira vez. Me senti de alma purificada”, emocionou-se.