‘Jovens, sejam sal da terra e luz do mundo: Na sétima noite, juventude é convidada a testemunhar o amor cristão

Animação, alegria e muita fé. Essas foram as principais palavras que definiram o sétimo dia da novena, no domingo (22). Não à toa, a organização ficou sob o comando dos grupos jovens da Paróquia: o Núcleo da Juventude, formado por Encontro de Jovens com Cristo (EJC), Pastoral da Comunicação (Pascom), G10, Coroinhas e Jovens de Betânia (JB). O tema de reflexão foi “Missão e desafios dos cristãos leigos e leigas do século XXI”.

Frei Gregório, fez a Noite da Juventude ficar mais animada. | Foto: Raiane Brito/Pascom

Às comemorações começaram cedo. Às 16h, uma grande caminhada tomou conta das ruas do bairro. A animação ficou por conta de um trio elétrico conduzido pelo Ministério de Música da Igreja. No repertório, músicas agitadas da Igreja não deixaram ninguém ficar parado em um momento de oração. Ao final da peregrinação, os fiéis seguiram para a Matriz de São Cristóvão, para assistir à santa Missa.

Procissão. | Foto: Rendresson Santana/Pascom

Antes de começar a celebração, um momento descontraído de dança continuou a animar os jovens. E logo mais, houve um outro mais tocante: uma homenagem da juventude rendeu graças à presença da Virgem Maria.

Momento Mariano. | Foto: Rendresson Santana/Pascom

Na homilia, o Frei Gregório, da Ordem dos Premonstratenses do bairro da Itinga, falou sobre os desafios da juventude cristã e a sua vivência na Igreja. “Muitas vezes pensamos que não precisamos de Jesus, que Igreja é coisa de gente velha e assim seguimos dando cabeçadas por aí”, afirmou. Com apenas 20 anos de idade, o pároco disse aos risos que também se considera jovem e que por isso entende os dilemas dos mais novos.

Homilia de Frei Gregório. | Foto: Rendresson Santana/Pascom

Para o acólito João Flávio, momentos jovens como a caminhada são necessários para firmar a fé. “Foi marcante ver a juventude sair às ruas e dar um testemunho alegre de amor a Deus e a Virgem Maria”, declarou.

Foto: Rendresson Santana/Pascom

Vice-coordenador da Pascom, Alisson França, comentou sobre os desafios de realizar a comunicação da Festa do Padroeiro. “Está sendo um desafio chegar até aqui, mas também é muito gratificante prestar este serviço que é para Deus”, contou.

Animação e Fé. | Foto: Cadu Freitas/Pascom

Por fim, o Frei Gregório chamou a atenção para três pilares do jovem cristão: “O primeiro item que devemos ter é a oração, afinal que não vive rezando, cai muito mais rápido. O segundo é a palavra de Deus, guia para qualquer etapa da nossa vida. E o terceiro é o nosso testemunho. Se você é um jovem cristão não se envergonhe em contar o que vive. Seja luz para o mundo e sal para a terra”, pediu.

A igreja estava lotada. |Foto: Rendresson Santana/Pascom

Os homenageados foram os grupos do Setor I – as comunidades São José, Santo André, São Francisco, Coração de Maria e Nossa Senhora das Mercês.
Os alimentos pedidos para o gesto concreto foram a farinha e o óleo.

Aniversário da Pascom

Na Noite da Juventude, a Pascom comemorou 3 anos de missão na paróquia. Cerca de 30 jovens compõem essa pastoral que tem por meta evangelizar através da comunicação e da criatividade. Pelo terceiro ano consecutivo cobrindo a Festa do Padroeiro, a Pascom vem inovando, seja na cobertura jornalística, seja nas transmissões ao vivo pela internet, de todas as noites da novena. Entrevistas, cards, galeria de fotos nas redes sociais, matérias de texto e em vídeo são algumas das ações.

Aniversário de 3 anos de missão da Pascom. | Foto: Pascom

PASCOM | Equipe de cobertura

Coordenação da noite: Raiane Brito
Fotos: Rendersson Santana